Ausência de criticidade prejudica jornalismo esportivo da TV Globo

12 12 2007

Ausência de criticidade prejudica jornalismo esportivo da TV Globo

Olá internautas,

O Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol Masculino em 2014. Uma parte da mídia festejou o fato, principalmente a TV Globo. O evento esportivo movimentará bilhões de reais para os organizadores. Apesar disso, uma série de investigações sobre a parceria MSI-Corinthians e a CBF, que seriam focos de CPIs, simplesmente foram canceladas.

Tal fato ocorreu para não “criar” problemas para a organização do país no Mundial. Alguns jornalistas, dentre os quais Flávio Prado e Juca Kfouri, criticaram a atitude de diversos deputados que retiraram a assinatura para a criação das Comissões Parlamentares de Inquérito.

A TV Globo simplesmente ficou no “ôba ôba” da divulgação da definição que o país seria palco da Copa. A ausência de criticidade prejudica o jornalismo esportivo da emissora platinada. Os programas esportivos “Esporte Espetacular”, “Globo Esporte” e as reportagens no “Jornal Nacional”, por exemplo, pouco dão espaço para reportagens investigativas sobre os “podres” que corroem a estrutura do futebol brasileiro.

Simplesmente, os repórteres, como Tino Marcos, exaltam, em tom ufanista, os jogadores da seleção brasileira, mesmo que eles não joguem com raça no selecionado canarinho. Os jornalistas da TV Globo tentam, a todo custo, transformar Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, em ídolo nacional. Já a parceria MSI-Corinthians foi engolida a seco pelos jornalistas da emissora carioca. A polêmica administração Dualib no Timão nunca foi alvo de reportagens investigativas da TV Globo nestes mais de 14 anos.

A atual situação do futebol brasileiro em apenas fornecer jogadores para os times europeus pouco foi abordada em debates nos programas esportivos da casa. Talvez a coisa mude de figura, já que as partidas do Campeonato Brasileiro com nível técnico muito baixo em comparação a anos anteriores, provocou a queda abrupta nos índices do Ibope.

O jornalismo esportivo da TV Globo precisa urgentemente sair do esquema “baba ovo” para possuir uma postura mais crítica em relação à organização do esporte no país.

FABIOTV


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: