Energia eólica gerada em casa

23 06 2008

Segundo o site Earth2Tech, já foram criadas versões “empacotadas” de diversos tipos de energia, e a novidade mais recente parece ser a respeito da energia eólica. Uma companhia norte-americana chamada EarthTronics desenvolveu a versão comercial de um gerador eólico que custará aproximadamente 2000 dólares, com o nome de “WindTronics”.

Projetado para suprir entre 10 a 20% do consumo diário de uma residência, a EarthTronics diz que a turbina possui 36 polegadas de diâmetro, o que dá cerca de 91,4 centímetros, e é capaz de gerar energia a partir de ventos de aproximadamente 5 quilômetros por hora, chegando a abastecer 200 Watts.

A empresa está atualmente trabalhando na Universidade Grand Valley State, nos EUA, e a produção em massa do produto poderá ser iniciada em 2009, se tudo ocorrer como esperam. Vale lembrar que, segundo a companhia, o gerador não é “plug-and-play”; é necessária a mão-de-obra de um eletricista especializado.

Obviamente, muita gente vai comentar esta notícia com frases do tipo “Vai ser muito caro”, “Não valerá a pena o investimento”, entre outras. Como diria o velho ditado popular, “ninguém nasce sabendo andar”; se idéias como essa se desenvolverem, tornarem populares e baratas ao longo do tempo, quem sabe podemos sonhar com uma matriz energética mais sustentável no futuro [isso se o egocentrismo financeiro das pessoas permitir].

img

Fonte:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-06/4860259B.html
http://earth2tech.com/2008/06/23/earthtronics-wind-in-a-box/


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: