Abril(MTV), Record e Band no Combate ao Monopólio

24 06 2008

OS grupos Abril, Record e Bandeirantes vão divulgar nesta semana um manifesto contra o monopólio da Globo na TV paga, por meio do controle de conteúdo nacional nas operadoras Net e Sky, que detêm 76% dos assinantes brasileiros.

O manifesto estava sendo elaborado ontem à tarde. Os grupos reclamam de barreiras para a distribuição de seus canais. Recentemente, a Sky limitou o sinal da MTV, da Abril, antes nacional, a São Paulo. O documento também declarará apoio à proteção do conteúdo nacional no PL-29, e discussão no Congresso, mas proporá mudanças. Os grupos dizem que a atual redação do PL-29, que obriga operadoras a distribuir dez canais nacionais no pacote mais básico, favorece a Globo, que ocuparia sete dessas dez vagas.

Record, Band e Abril querem que cada grupo econômico fique, cada um, com dois desses canais. Diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro rechaça as acusações. Não existe monopólio da Globo. A Globo enfrenta no mercado de TV por assinatura os maiores grupos do mundo, como Turner e Time-Warner. No discurso antiGlobo, ninguém liga para isso, diz. Segundo o executivo, a Globo não tem poder de veto no conteúdo da Sky.

Para ele, a proposta de dois canais por grupo no pacote básico é absurda. Estão pleiteando que o conteúdo deles seja distribuído por decreto, não por competência. (Daniel Castro)


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: